Sob o lema “Unidos para acabar com a Tuberculose na África Austral”, Sua Excelência Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dr. Oldemiro Baloi, procedeu no dia 07 de Dezembro, em Maputo, o Lançamento do Projecto de Tuberculose e Reforço do Sistema de Saúde da África Austral.

O projecto de 5 anos, financiado pelo Banco Mundial e a ser desenvolvido em Moçambique, Lesotho, Malawi e Zâmbia, tem como objectivo melhorar a cobertura e qualidade das acções de controlo da Tuberculose e serviços de doenças pulmonares ocupacionais em áreas geográficas específicas; bem como Reforçar a capacidade regional para gerir a carga de Tuberculose e doenças profissionais.

Os principais beneficiários do projecto serão pessoas e famílias afectadas pela Tuberculose em comunidades mineiras, regiões com alta incidência de Tuberculose e HIV/SIDA, corredores de transportes e áreas transfronteiriças.

A cerimónia contou com a presença de Sua Excelência Ministra da Saúde, Dra. Nazira Abdula, Ministros da Saúde, do Trabalho e Recursos Minerais, dos países beneficiários do projecto, Representantes do Banco Mundial, da Stop TB Partnership, União Africana, SADC, Especialistas da Saúde, Parceiros de Cooperação, Instituições de Ensino, de Pesquisa e Organizações da Sociedade Civil.

No votes yet